Cátedra de Educação Básica

Abertura da Programação 2021

Em 2021, a Cátedra de Educação Básica da USP continuará oferecendo atividades virtuais e gratuitas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área. O lançamento da programação será no dia 22 de fevereiro, às 17h, e contará com a presença do professor Muniz Sodré.

 

Em 2020, os minicursos trataram dos fundamentos, conteúdos e perspectivas da educação básica no Brasil. Neste ano, o novo ciclo será focado nas práticas e didáticas [confira a lista de minicursos].

A Cátedra também continuará promovendo Encontros, Colóquios e Fóruns. Acompanhe esta programação por nossa página inicial, na seção "Próximas Atividades".

22 de fevereiro, 17h - Conferência de Muniz Sodré e Lançamento da Programação 2021

No dia 22 de fevereiro, às 17h, a Cátedra receberá o pesquisador baiano Muniz Sodré, que apresentará a conferência Educar Para o Sensível. Com cerca de 30 livros publicados nas áreas de comunicação e cultura, ele é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi presidente da Biblioteca Nacional de 2005 a 2011.

Em seguida, o catedrático Naomar de Almeida Filho e outros professores da Cátedra apresentarão a programação deste ano. Além do lançamento do Ciclo de Minicursos "Práticas e Didáticas" — que terá sua primeira atividade no dia seguinte, 23 de fevereiro (veja a lista de minicursos clicando aqui) —, os professores ainda vão apresentar os Encontros, Colóquios e Fóruns previstos para este ano.

A transmissão será aberta, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra no YouTube.