08, 09 e 10 de dezembro

Ciclo de Minicursos

"Educação Básica: Fundamentos, Conteúdos e Perspectivas"

SEMANA 8

Todos os minicursos do ciclo serão transmitidos no canal do YouTube da Cátedra, no dia indicado, das 16h às 18h30. Não é preciso se inscrever para assistir.

 

08/12 | Minicurso 21: O Mito Humboldt 

Equipe Docente: Ana Paula Magalhães, Daniel Puig e Naomar Almeida Filho

Brevíssima nota biográfica de Wilhelm von Humboldt (1767-1836), filósofo da educação, precursor da linguística moderna, diplomata e gestor público. A noção de Allgemeine Bildung (Formação Geral) no Iluminismo alemão e suas correlações pedagógicas e curriculares na Educação contemporânea. Contribuições de von Humboldt para a Educação Básica na modernidade: avaliação dos planos de organização dos sistemas de educação da Prússia. O paradigma de Educação Superior que se consagrou na História como “universidade humboldtiana”: avaliação do projeto da Universidade de Berlim como parte do Mithos Humboldt.

09/12 | Minicurso 22: Dewey, Educação e Democracia 

Equipe Docente: Beto Cavallari, Inés Dussel e Luís Carlos de Menezes

Este minicurso aborda a contribuição de John Dewey (1859-1952) na reconfiguração dos sistemas de educação nos EUA e na América Latina durante o Século XX. Primeiro, apresenta-se uma breve biografia do filósofo, ressaltando sua contribuição aos projetos pedagógicos inovadores da Chicago University e da Teachers College da Columbia University. Segundo, traça-se um panorama da sua obra, ressaltando a filosofia política e a defesa da democracia como central ao pragmatismo crítico e ao movimento da Educação Nova no Brasil.. Terceiro, especifica-se o pensamento deweyano no movimento da Educação Nova na Argentina, particularmente sua contribuição à escolarização e à reforma curricular. Finalmente, após um período de negação do pragmatismo deweyano no campo da Educação, levanta-se as possibilidades da sua contribuição a partir da realidade da educação e da escolarização no século XXI.

 

​10/12 | Minicurso 23: Piaget e a Educação

Expositor: Lino de Macedo

1. Funções institucionais e publicações de Piaget vinculadas à Educação. 

2. Piaget “educador”? Prós e contras.

3. Piaget, os jogos e as metodologias ativas.

4. Contribuições de teorias e pesquisas de Piaget a temas da BNCC.

​​Clique aqui e confira a programação completa de minicursos.

Sobre o ciclo de minicursos

De setembro a dezembro de 2020, a Cátedra de Educação Básica da USP oferecerá 23 minicursos virtuais e gratuitos sobre os fundamentos, os conteúdos e as perspectivas da educação básica no Brasil. O ciclo é voltado a professores da rede pública, mas é aberto a todos interessados em participar.

Os minicursos vão ocorrer entre 1º de setembro e 10 de dezembro, em 23 datas (veja todas aqui), sempre das 16h às 18h30. Serão três minicursos por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, totalizando oito semanas. A exceção é a Semana 5, que terá dois, na terça e quinta-feira.

Os minicursos são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir. A transmissão será sempre pelo canal do YouTube da Cátedra, e não será preciso se inscrever.

Serão concedidos atestados de participação para cada minicurso. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão.

Confira a programação completa ou clique abaixo para ver os cursos de cada semana:

  • Semana 1 - 01, 02 e 03 de setembro
     

  • Semana 2 - 15, 16 e 17 de setembro
     

  • Semana 3 - 29 e 30 de setembro e 01 de outubro
     

  • Semana 4 - 13, 14 e 15 de outubro
     

  • Semana 5 - 27 e 29 de outubro (não haverá minicurso no dia 28)
     

  • Semana 6 - 10, 11 e 12 de novembro
     

  • Semana 7 - 24, 25 e 26 de novembro
     

  • Semana 8 - 08, 09 e 10 de dezembro

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por Cátedra de Educação Básica USP.