18/07/2020
Acompanhe pelo
COLÓQUIO II
Ciência, Educação, Equidade e Sobrevivência (no mundo pós-pandemia)
INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR PELO ZOOM ENCERRADAS
PROGRAMAÇÃO
Abertura
9h30
Prof. Guilherme Ary Plonski (IEA-USP), Angela Dannemann (Itaú Social) e Prof. Luis Carlos de Menezes (Cátedra de Educação Básica)
Palestra
10h
A Cruel Pedagogia do Coronavírus (o quê aprendemos na Pandemia)
Boaventura de Sousa Santos
Comentadores
10h50
A pandemia agudizou iniquidades e exclusões?
Ricardo Henriques
11h05
Fraudes, fakes, lutas narrativas e necropolíticas
Eugênio Bucci
11h20-12h00
Debates
12h-12h30
Encerramento
Sobre o colóquio
Autor do recém-lançado “A cruel pedagogia do vírus”, ensaio que trata das duras lições trazidas pela pandemia do coronavírus, o professor português Boaventura de Sousa Santos abordará do panorama da educação e da ciência no mundo pós-pandemia. Diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, Boaventura é também pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.
Além dele, haverá exposições do economista Ricardo Henriques e do jornalista Eugênio Bucci, que vão tratar das perspectivas futuras em relação à desigualdade e à comunicação. Henriques foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, onde coordenou a implantação inicial do programa Bolsa Família. Professor na Escola de Comunicações e Artes da USP e com longa trajetória por redações de jornalismo, Bucci lançou em 2019 o livro "Existe democracia sem verdade factual?", em que trata do impacto das fake news na política e na democracia.