18/07/2020

Acompanhe pelo

novo-logo-youtube-696x365.jpg
COLÓQUIO II

Ciência, Educação, Equidade e Sobrevivência (no mundo pós-pandemia)

 

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR PELO ZOOM ENCERRADAS

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura

9h30

Prof. Guilherme Ary Plonski (IEA-USP), Angela Dannemann (Itaú Social) e Prof. Luis Carlos de Menezes (Cátedra de Educação Básica)

Palestra

10h

A Cruel Pedagogia do Coronavírus (o quê aprendemos na Pandemia) 

Boaventura de Sousa Santos

Comentadores

10h50

A pandemia agudizou iniquidades e exclusões?

Ricardo Henriques

11h05

Fraudes, fakes, lutas narrativas e necropolíticas

Eugênio Bucci

11h20-12h00

Debates

 

12h-12h30

Encerramento

Sobre o colóquio

Autor do recém-lançado “A cruel pedagogia do vírus”, ensaio que trata das duras lições trazidas pela pandemia do coronavírus, o professor português Boaventura de Sousa Santos abordará do panorama da educação e da ciência no mundo pós-pandemia. Diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, Boaventura é também pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Além dele, haverá exposições do economista Ricardo Henriques e do jornalista Eugênio Bucci, que vão tratar das perspectivas futuras em relação à desigualdade e à comunicação. Henriques foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, onde coordenou a implantação inicial do programa Bolsa Família. Professor na Escola de Comunicações e Artes da USP e com longa trajetória por redações de jornalismo, Bucci lançou em 2019 o livro "Existe democracia sem verdade factual?", em que trata do impacto das fake news na política e na democracia.

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por Cátedra de Educação Básica USP.