26/09/2020

9h às 11h30

COLÓQUIO III

Políticas Públicas de Educação no Brasil

Com as eleições municipais em vista, a Cátedra de Educação Básica receberá o educador Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Ferreira, do Polo de Ribeirão Preto do IEA, para abordar o cenário das políticas públicas de educação no país. Para Mozart, é necessário que os candidatos estejam preparados para se comprometerem com a área, considerando as consequências da pandemia do coronavírus para a economia e também a implementação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Em sua exposição, ele tratará dos caminhos e alternativas possíveis para avanços na área.

Com ele, estarão os debatedores Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e Romualdo Luiz Portela de Oliveira, presidente da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação).

Para assistir, basta acessar o canal da Cátedra de Educação Básica no YouTube. Não é preciso se inscrever.

Será concedido um atestado de participação. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão.
 

PROGRAMAÇÃO 

ABERTURA

9h00 às 9h15

 

Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA-USP) e Angela Dannemann (Superintendente da Fundação Itaú Social)

        PALESTRANTE

        9h15 às 10h00

       

Mozart Neves Ramos (Titular da Cátedra Sérgio Ferreira - IEA-Polo Ribeirão Preto)

       

DEBATEDORES

        10h00 às 11h30

Luiz Miguel Martins Garcia (Presidente da Undime - União dos Dirigentes Municipais de Educação)

 

Romualdo Luiz Portela de Oliveira (Presidente da ANPAE - Associação Nacional de Politica e Administração da Educação)

 

COORDENAÇÃO DO DEBATE

 

Bernardete Gatti (Cátedra de Educação Básica)

QUEM SÃO OS PARTICIPANTES

Mozart Neves Ramos possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão – Itália (1987-1988). Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco de 1977 a 2013; pró-reitor Acadêmico da UFPE (1992-1995); presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (1993); reitor da UFPE em 1996-1999 e 2000-2003; presidente da Andifes (2002/2003); secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006); presidente do Consed (2006); presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010); e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação (2018-2022) e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP/USP.

Luiz Miguel Martins Garcia é professor. Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e mais de 30 anos de sala de aula do Ensino Fundamental ao Superior. Atualmente exerce a função de Dirigente Municipal da Educação de Sud Mennucci/ SP e é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Tem se dedicado nos últimos anos à Formação Crítica de Professores e Gestores e às questões da Educação Infantil.

Romualdo Luiz Portela de Oliveira possui graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP, 1982), mestrado (FEUSP - 1990), doutorado (FEUSP - 1995) e Livre Docência (FEUSP - 2006) em educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Nos últimos anos tem desenvolvido três linhas de pesquisa, o estudo dos impactos da financeirização da economia na educação, particularmente na educação superior; estudos sobre educação e desigualdade, com especial atenção à desigualdade intraescolar e estudos em torno da qualidade da educação básica, particularmente no debate acerca dos indicadores. 

Bernardete Gatti tem mais de 50 anos de atuação na área da educação e é uma das maiores referências do país quando se trata da formação e qualificação de professores da educação básica. Formada em pedagogia pela USP com pós-doutorados no Canadá e nos Estados Unidos, Bernardete preside atualmente a Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Anteriormente, havia presidido também o Conselho. Na Cátedra, integra o Conselho Consultivo e costuma participar das atividades desenvolvidas, como seminários e minicursos.

       

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por Cátedra de Educação Básica USP.