19/10/2021

16h às 19h

COLÓQUIO

Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira

O Colóquio Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira coloca em pauta o debate da educação integral, a partir da construção e implantação de três experiências marcantes no cenário educacional brasileiro, entremeadas por interrupções da ordem democrática no país. As Escolas Parque, pensadas por Anísio Teixeira,

serão abordadas pela Profa. Alice Fátima Martins (Universidade Federal de Goiás); os CIEPs -

Centros Integrados de Educação Pública de Darcy Ribeiro, pela Profa. Lucia Velloso (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); e a experiência recente do Programa Mais Educação será abordada pela Profa. Lúcia Alvarez (Universidade Federal de Minas Gerais) e pelo Prof. César Nunes (Universidade Estadual de Campinas), que também abordará aspectos gerais dos esforços da sociedade brasileira pela escola democrática e popular. 

As convidadas e o convidado são implicados, em diferentes momentos históricos, na construção destes esforços para fazer a escola republicana, comum, laica e de qualidade no Brasil, trazendo diferentes aspectos desta construção, repetidamente interrompida na história da educação brasileira. Esse encontro abre a possibilidade de conhecer mais a fundo essas importantes experiências e sua história, revisitar aquilo que entendemos por educação integral em exemplos concretos, com seus desafios político-pedagógicos e superações, e reafirmar seu papel estruturador em uma sociedade onde a democracia possa ter alta intensidade, tanto no seu aspecto formal, quanto na sua vivência real.

Como participar?

O Encontro será transmitido no canal da Cátedra no YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.

Haverá certificado de participação?

Sim. Para entender como funciona o processo de certificação, leia nossas orientações clicando aqui.

ORGANIZAÇÃO

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica com curadoria de Jaqueline Moll e apoio do Instituto de Estudos Avançados e da Fundação Itaú para Educação e Cultura.

PARTICIPANTES

 

PALESTRANTES

- Alice Fátima Martins (UFG)

Doutora em Sociologia, Mestre em Educação, Graduada em Artes Plásticas/Licenciatura. Professora Titular na Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Pesquisadora Associada no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ). Bolsista de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.  

- César Nunes (UNICAMP)

Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e defendeu a Livre Docência em 2006. É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação e atua nas linhas de pesquisa Política, Ética e Educação e Epistemologia e Teorias da Educação, Educação, Filosofia e Direitos Humanos. Publicou 49 artigos em periódicos especializados e 363 trabalhos em anais de eventos. Possui 26 capítulos de livros e 36 livros publicados. Participou de 525 eventos no Brasil e 28 eventos no Exterior. Orientou 62 dissertações de mestrado e 42 teses de doutorado na Área de Educação, 235 trabalhos monográficos ou trabalhos de conclusão de curso de graduação. Atua na Área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, destacando-se por Estudos e Pesquisa na Área de Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação, Direitos Humanos e Educação. É o Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, exerce a Coordenação da Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP. É Presidente Nacional da ABRADES. Finalizou 21 trabalhos de pesquisa e supervisionou 25 estudos de Pós Doutorado. É membro fundador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Promoção dos Direitos Humanos (INPPDH) desde 2019

- Lúcia Helena Alvarez Leite (UFMG) 

Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG. Faz parte do Programa de Pós Graduação da FAE/UFMG. Pesquisa e publica na área de educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes campos de investigação: educação decolonial; educação indígena; e educação integral. Coordena o grupo TEIA  - Territórios, Educação Integral e cidadania – UFMG.

- Lúcia Velloso Maurício (UERJ)

Professora associada aposentada da UERJ e colaboradora do PPGEdu UERJ/FFP. Mestrado em educação, FGV/ IESAE (1991); doutorado em educação, UFRJ, 2001; pós-doutorado em educação, Universidade Complutense de Madri e Universidade Estadual do Ceará (2011). Participou da 1ª. Implantação dos CIEPs no Estado do Rio de Janeiro como diretora de uma Escola de Demonstração (1984-1985) e como diretora de Capacitação do Magistério dos CIEPs na 2ª. Implantação no estado do Rio de Janeiro (1992-1994). Diretora Administrativo-financeira da Fundação Darcy Ribeiro desde 2018. Publicou vários artigos em revistas acadêmicas e capítulos de livro sobre educação integral em tempo integral. 

MEDIAÇÃO

- Daniel Puig (UFSB)

Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) desde 2015, onde atuou como Pró-Reitor de Gestão Acadêmica (2016-2017). Coordenou, entre outras atividades, a implantação da interface pioneira universidade-escola e das licenciaturas interdisciplinares. Integra o corpo docente do Centro de Formação em Artes e atua em criação, ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão junto aos cursos interdisciplinares de graduação e pós-graduação. Atuou por um ano como pesquisador de pós-doutorado na Cátedra Alfredo Bosi (2020-2021), onde hoje é pesquisador colaborador.

- Jaqueline Moll (UFRGS)

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen.  Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Coordenou, no Ministério da Educação, a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional (PROEJA), de 2005 a 2007, e do Programa Mais Educação, de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e ensino médio. Agraciada com vários prêmios entre os quais o Prêmio Cora Coralina, pela contribuição à educação como inclusão social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação; Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação: Categoria Ação Profissional, do Núcleo de Comunicação da Universidade de São Paulo; e a Comenda Porto do Sol da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS.