COMITÊ CONSULTIVO IEA

c46bd7be-9b58-4fb5-aeb7-b288284dbaf7_edi

BERNADETE ANGELINA GATTI

Membro pelo IEA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como Diretora Vice Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

0e139c43-bd0a-418c-91b1-1589f6420dd3_edi

ELIE GHANEM

Membro pelo IEA

Elie George Guimaraes Ghanem Junior tem graduação em pedagogia (1986), mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na Universidade de São Paulo, na qual trabalha como professor doutor. Atua principalmente nos temas: mudança educacional, qualidade da educação, gestão escolar e democracia. É responsável pelo grupo de pesquisa Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional.

HELENA-SINGER-perfil_edited.jpg

HELENA SINGER

Membro pelo IEA

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade da Universidade Estadual de Campinas (LEPED-Unicamp). É Vice-presidente Ashoka para a Juventude na América Latina. Foi Assessora Especial do Ministro da Educação (2015), Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP. É autora de República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência" (Mercado de Letras, 2010), "Discursos Desconcertados" (Humanistas / FAPESP, 2003), entre outros livros e artigos sobre educação e direitos humanos publicados no Brasil e no exterior.

Francisco%20Aparecido%20Cordao_edited.jp

FRANCISCO APARECIDO CORDÃO

Membro pelo IEA

Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Tem atuado como Conselheiro nos Conselhos de Educação do Município e do Estado de São Paulo e na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).  Já foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação e da Câmara de Educação Básica do CNE. Representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de trinta anos no Senac de São Paulo, ocupando cargos técnicos e gerenciais. Atualmente, é Conferencista e Diretor da Peabiru Educacional, Titular da Cadeira 28 na Academia Paulista de Educação e presta serviços educacionais a Sistemas, Organizações e Instituições Educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.

63dfe2f4-7596-4776-b2d8-c5bf6dc03240_edi

YVONNE PRIMERANO MASCARENHAS

Membro pelo IEA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1954), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1963) e pós-doutorado pela Harvard University (1973). Atualmente é aposentada em exercício da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação de estruturas moleculares por difração de raios X por monocristais ou por pó microcristalino e estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos usando espalhamento de raios X a baixos ângulos. Recebeu várias condecorações, prêmios e homenagens: Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidência da República do Brasil - out/1998; Homenagem pela dedicação ao ensino à pesquisa - Câmara Municipal/Prefeitura de São Carlos - 1997; Medalha Simão Mathias - Sociedade Brasileira de Química - 1998 e o prêmio "Francisco Salles Vicente de Azevedo" - Associação Brasileira de Cerâmica - 1991. (Referência Currículo Lattes).

No IEA foi vice-coordenadora do Polo e desde 2010 vem também se dedicando à Difusão Científica voltada para apoio ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, coordenando um Grupo de Trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos, coordenando uma Agencia de Difusão Científica cujo principal veículo de comunicação é o Portal Ciência Web, no seguinte endereço: www.cienciaweb.com.br. Foi indicada em 30 de julho de 2007 a professora honorária do IEA.