ENCONTRO: Educação, Trabalho e Crises

01 de Julho de 2021

16h às 19h

 

 

COMO PARTICIPAR?

O Encontro será transmitido no canal da Cátedra no YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.

Haverá certificado de participação?

Sim. Para entender como funciona o processo de certificação, leia nossas orientações clicando aqui.

Um encontro que abordará as relações da educação com o mundo do trabalho encerrará as atividades da Cátedra de Educação Básica neste 1º semestre. No dia 1º de julho, às 16h, pesquisadores vão debater questões relacionadas à educação profissional, às metamorfoses do trabalho no mundo contemporâneo, e aos saberes e competências para um uso crítico das tecnologias no ambiente de trabalho.

Os participantes são vinculados à Cátedra, ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e ao Itaú Educação e Trabalho. Leia mais sobre eles abaixo.

Após este encontro, a Cátedra de Educação Básica retomará suas atividades no dia 3 de agosto, com o minicurso “As Ideias de Conhecimento Tácito, a Ideia de Indício e Multidimensionalidade na Avaliação”. Leia mais sobre o minicurso clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO

(Clique aqui para baixar o material de apoio)

Ana Inoue

Exposição: A necessária reorganização dos espaços e tempos da Educação Profissional 

Ana Inoue é psicóloga formada pela PUC-SP.Desde janeiro de 2020 é superintendente do Itaú Educação e Trabalho da Fundação Itaú para Educação e Cultura. De 2005 a 2019 foi assessora do Banco Itaú BBA na concepção e no desenvolvimento dos projetos de educação apoiados pelo banco. Desde 2005 dirige o Centro de Estudar Acaia Sagarana, do Instituto Acaia, onde desenvolve atendimento a alunos de ensino médio de escolas públicas que desejam prosseguir os estudos em instituições de ensino superior de excelência.
É conselheira da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, do Instituto Rodrigo Mendes, da Associação Parceiros da Educação, do Todos Pela Educação, do Instituto Coca Cola Brasil, do
conselho consultivo da Secretaria Estadual de Educação de SP e do conselho consultivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, entre outros.
Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação de SP e conselheira do Instituto Natura
Foi assessora do Ministério da Educação de 1995 a 2001. Foi professora, orientadora e coordenadora em escolas de educação infantil e ensino fundamental e formadora de professores em diversas redes municipais e estaduais. Fez parte da equipe que assessorou a Cia. Vale na implementação de ações de educação nos municípios em que a empresa operava.

Foto Fausto.jpg

Fausto Augusto Junior

Exposição: Saberes e Competências para uso crítico de tecnologias no trabalho

Atual Diretor-Técnico do DIEESE. Foi Coordenador de Educação do DIEESE e responsável pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.Foi assessor-técnico pelo DIEESE aos metalúrgicos do ABC nas discussões sobre política industrial, inovação e tecnologia e desenvolvimento local . Assessorou, também pelo DIEESE, à Central Única dos Trabalhadores – CUT dedicado as questões referentes ao setor público e na montagem da Mesa Nacional de Negociação do governo federal. Foi assessor do Fórum Nacional do Trabalho nas discussões referentes à reorganização sindical e direito de greve. Foi o técnico do DIEESE responsável pela assessoria a construção das mesas de negociação do Sistema de Negociação Permanente (SINP) no município de SP. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Atua na área de EDUCAÇÂO E SINDICALISMO, RELAÇÕES DE TRABALHO, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E REGIONAL e GESTÃO DE PESSOAS E CONHECIMENTO.

Francisco Cordão​

Exposição: Educação Básica e o Mundo do Trabalho 

Educador, sociólogo e filósofo, Francisco Aparecido Cordão, possui graduação em Filosofia e Pedagogia e pós-graduação em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Tem atuado como conselheiro, tanto nesses órgãos quanto no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. É membro da Academia Paulista de Educação e representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de 30 anos no Senac de São Paulo, é conferencista e trabalha com sistemas, organizações e instituições como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.

menezes.webp

Luís Carlos de Menezes

Exposição: Metamorfoses do Trabalho e da Educação Básica 

Atualmente, é o coordenador acadêmico da Cátedra. Professor sênior do Instituto de Física da USP, é membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo e consultor da UNESCO para propostas curriculares. Seus principais focos de trabalho estão relacionados a educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.

Nelson de de Chueri Karam

Exposição: A mudança da base econômica: aumento da economia de plataforma 

Economista, técnico do DIEESE e ex-diretor da Escola Dieese de Ciências do Trabalho.