24/10/2020

9h às 12h

Transmissão aberta no YouTube

Não é preciso se inscrever

FÓRUM DIGITAL

A Mulher na Educação, na Sociedade e na Política no Brasil

No dia 24 de outubro, às 9h, a Cátedra de Educação Básica da USP receberá cinco professoras e pesquisadoras com atuação de destaque em suas áreas para debater o papel e o espaço da mulher na educação, sociedade e política brasileiras.

O objetivo do Fórum é sediar um debate dinâmico após falas introdutórias instigadoras das convidadas. Elas estarão em contato com o público, que poderá enviar perguntas e comentários pelo YouTube (leia mais abaixo sobre a transmissão e como participar).

As participantes

- Claudia Costin: professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, atualmente é diretora geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.


- Gislene Aparecida dos Santos: professora da EACH-USP, atualmente é coordenadora do nPeriferias, grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).

- Maria Helena Guimarães de Castro: socióloga e professora, preside o Conselho Nacional de Educação.


- Raquel Teixeira: professora formada em Letras, é a coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo.

- Roseli de Deus Lopes (mediadora do debate): engenheira, é professora da Escola Politécnica (Poli-USP). Roseli é a atual vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e coordenadora geral da Cátedra de Educação Básica.

Saiba mais sobre as participantes ao final desta página.

Como participar?

O Fórum terá transmissão aberta no canal da Cátedra no YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.

Haverá certificado de participação?

Sim. Durante a transmissão, será enviado um link para preenchimento da lista de presença.

PROGRAMAÇÃO

9h - Abertura
- Guilherme Ary Plonski (Diretor do Instituto de Estudos Avançados - IEA-USP)
- Angela Dannemann (Superintendente do Itaú Social)
- Márcia Bernardes (Presidente da Undime-SP)

9h20 a 10h - Falas introdutórias instigadoras

- Claudia Costin

- Gislene Aparecida dos Santos

- Maria Helena Guimarães de Castro

- Raquel Teixeira

10h a 12h - Debate

Mediação do debate: Roseli de Deus Lopes (Vice-diretora do IEA e coordenadora da Cátedra de Educação Básica)

12h - Encerramento

PARTICIPANTES

Claudia Costin

Graduada em Administração Pública e mestre em Economia Aplicada à Administração, Claudia é professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e diretora geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização internacional do Trabalho (OIT), uma agência das Nações Unidas.

Gislene Aparecida dos Santos

É professora no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. Em suas publicações, orientações acadêmicas, projetos de pesquisa e extensão focaliza discussões sobre ética e direitos humanos, estudos críticos do direito, estudos pós-coloniais e decoloniais, políticas públicas, inclusão social, vulnerabilidade social, diversidades, discriminação e racismo. Atualmente é coordenadora do nPeriferias, grupo de pesquisa das periferias do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).

Maria Helena Guimarães de Castro

A socióloga foi eleita recentemente a nova presidente do Conselho Nacional de Educação, do qual já fazia parte integrando a Câmara de Educação Básica. Já foi secretária-executiva do Ministério da Educação durante a gestão de Mendonça Filho (2016 a 2018), e, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, atuou como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Raquel Teixeira

É coordenadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape). Entre 2015 e 2018, ocupou o cargo de Secretaria Estadual da Educação em Goiás. É graduada em letras pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em linguística pela UnB e pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. É PhD em linguística, e possui pós-doutorado em língua e cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

Roseli de Deus Lopes

Eleita vice-diretora do IEA para a gestão 2020-2024, Roseli de Deus Lopes é a primeira mulher na diretoria do IEA desde sua criação. É a atual coordenadora geral da Cátedra de Educação Básica. Engenheira, ela é professora da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenadora geral da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que ajudou a conceber e viabilizar. Integrante da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Roseli é coordenadora de programas da USP ligados à iniciação científica e tecnológica.

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por Cátedra de Educação Básica USP.