COMITÊ DE GOVERNANÇA

 

GUILHERME ARY PLONSKI

Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados)

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. É coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP) e membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION - Israel Institute of Technology.

 

 

 

 

 

 

 

Patrícia Mota Guedes (Superintendente da Fundação Itaú)

Graduada em Ciências Políticas e Alemão pela Universidade do Arizona, Mestrado em Administração Pública pela Universidade de Massachusetts e em Políticas Públicas pela Universidade de Princeton.

Coordenou programas de educação e saúde com foco em crianças e adolescentes pelo governo do Estado de Massachusetts, nos E.U.A. Desde 2001 atua no Brasil como pesquisadora e gestora de projetos educacionais. Atualmente é gerente de Educação da Fundação Itaú Social. Graduada em Ciências Políticas e Alemão pela Universidade do Arizona, Mestrado em Administração Pública pela Universidade de Massachusetts e em Políticas Públicas pela Universidade de Princeton.Coordenou programas de educação e saúde com foco em crianças e adolescentes pelo governo do Estado de Massachusetts, nos E.U.A. Desde 2001 atua no Brasil como pesquisadora e gestora de projetos educacionais.

Atualmente é Superintendente do Itaú Social.

 

 

 

 

 

 

 

Naomar de Almeida Filho (Titular da Cátedra)

A carreira do epidemiologista Naomar de Almeida Filho está quase tão ligada à educação quanto à medicina. Autor de centenas de trabalhos acadêmicos e uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico, no início dos anos 2000 ele assumiu a posição de gestor no ensino superior. Em 2002, tornou-se reitor da Universidade Federal da Bahia e, posteriormente, da do Sul da Bahia, a qual ajudou a implantar.

Naomar tem passagem por diversas universidades do mundo, é Doctor of Science Honoris Causa na McGill University, no Canadá, e foi o primeiro titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México. No IEA, é professor visitante desde 2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

Roseli de Deus Lopes (Coordenadora Geral)

Eleita vice-diretora do IEA para a gestão 2020-2024, Roseli de Deus Lopes é a primeira mulher na diretoria do IEA desde sua criação. Engenheira, ela é professora da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenadora geral da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que ajudou a conceber e viabilizar. A feira estimula a formação de jovens cientistas ao promover uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica.

Integrante da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Roseli é coordenadora de programas da USP ligados à iniciação científica e tecnológica. Na Poli, é pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), onde coordena pesquisas em tecnologias com ênfase em aplicações para saúde, educação e inclusão. Ela já foi diretora do projeto Estação Ciência, da USP, e coordenadora acadêmica do programa “A USP e as Profissões”.

 

 

 

 

 

Luís Carlos de Menezes (Coordenador Acadêmico)

Atualmente, é o coordenador acadêmico da Cátedra. Professor sênior do Instituto de Física da USP, é membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo e consultor da UNESCO para propostas curriculares. Seus principais focos de trabalho estão relacionados a educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSELHO CONSULTIVO - Indicados pelo IEA

 

Bernardete Angelina Gatti

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris VII com pós-doutorados no Canadá e nos EUA. Atualmente é conselheira na Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais, membro do Conselho Consultivo do INEP e é atualmente pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas, onde exerceu os cargos de Superintendente de Educação e Pesquisa e de Vice-Presidente. Bernardete é membro da Academia Paulista de Educação e tem mais de 50 anos de atuação na área. Além de seu trabalho com metodologias da investigação científica, é uma das maiores referências do país na formação e qualificação de professores da educação básica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Elie George Guimaraes Ghanem Junior

Graduado em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, na qual trabalha como professor doutor. Atua principalmente nos temas: mudança educacional, qualidade da educação, gestão escolar e democracia. É responsável pelo grupo de pesquisa Ceunir-Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nina Beatriz Stocco Ranieri 

Professora Associada do Departamento de Direito do Estado, Coordenadora da Cátedra UNESCO de Direito à Educação e Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atua nos Seminários Doutorais de direito público da Universidade Jean Moulin, Lyon 3, desde 2014. Membro Titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, da Academia Paulista de Educação, da U.S. Education Law Association, da International Political Science Association, do Global Education Law Fórum, além de outras entidades nacionais e internacionais. Na USP, integra o Conselho Deliberativo e o grupo de pesquisadores permanentes do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs), onde foi Vice-Coordenadora, e é membro do Conselho Deliberativo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

 

 

 

 

 

 

Paulo Saldiva 

Formou-se em Medicina pela USP. Defendeu o doutorado em 1983 e a livre-docência 3 anos depois. Em 1996 tornou-se Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentra atividades de pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. É ciclista e gaitista. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de abril de 2016 a abril de 2020.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vanderlei Salvador Bagnato

Concluiu simultaneamente Bacharelado em Física na USP e Engenharia de Materiais na UFSCar em 1981. Defendeu o doutorado em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, e diretor do Instituto de Física de São Carlos. Sua extensa produção acadêmica engloba centenas de trabalhos, pela qual recebeu diversos prêmios e homenagens. Atua na área de Física Atômica e Aplicações da Óptica nas Ciências da Saúde. Trabalha com átomos frios, Condensados de Bose-Einstein e ações fotodinâmicas em câncer e controle microbiológico. É membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (EUA). Coordena um Centro de Pesquisa, no qual ciências básicas e aplicadas convivem em harmonia. Realiza diversas atividades na Inovação Tecnológica e difusão de ciências.

 

 

 

 

 

 

 

CONSELHO CONSULTIVO - Indicados pela Fundação Itaú

 

Antonio Carlos Billy Malachias 

Possui graduação e pós-graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo, onde é pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro, o NEINB. Também atua no Núcleo de Pesquisa em Geografia e Redes de Conhecimento e Saberes Pró-Meridionais da Universidade Federal de Pernambuco, e no Centro de Estudos Periféricos do Instituto das Cidades, na UNIFESP. É professor da Fundação Poli Saber e Consultor do MEC/SECAD para a coordenação e elaboração do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Desde 2009, assessora Secretarias Estaduais e Municipais de Educação nas áreas de formação continuada e currículo.

 

 

 

 

 

 

Caroline Tavares

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Goiás, onde defendeu seu mestrado em Poéticas da Modernidade. No Teachers College, Universidade de Colúmbia, EUA, seu trabalho de mestrado foi na Formação de Professores e desenvolvimento de lideranças educacionais. Participou do desenho e implementação do Pacto pela Educação, reforma educacional da rede estadual de Goiás, que culminou na melhoria do IDEB no Estado. No momento, atua na área de políticas docentes pelo terceiro setor.

 

 

 

 

 

 

 

 

Claudia Costin 

Graduada em Administração Pública e mestre em Economia Aplicada à Administração, Claudia Costin é Diretora Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Foi professora visitante na Escola Nacional de Administração Pública do Quebéc, no Canadá, e é professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, nos EUA. Claudia, foi Ministra da Administração e Reforma do Estado e Secretária de Cultura do Estado de São Paulo. Atualmente, integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho na Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma agência da ONU.

 

 

 

 

 

 

 

Jerônimo Rodrigues 

Engenheiro Agrônomo e mestre em Ciências Agrárias, pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande, Jerônimo Rodrigues Souza foi secretário de Desenvolvimento Rural e assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia em 2019. Atuou junto aos movimentos sociais, às organizações da sociedade civil e aos governos estadual e federal. Trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde foi Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial, entre outros. No governo estadual, foi assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria do Planejamento. É professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e sua produção acadêmica engloba temas como desenvolvimento, sustentabilidade, semiárido, educação ambiental e participação social, sobre os quais tem livros publicados.

 

 

 

 

 

 

Luiz Miguel Martins Garcia

É professor. Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e mais de 30 anos de experiência em sala de aula, do Ensino Fundamental ao Superior. Atualmente exerce a função de Dirigente Municipal da Educação de Sud Mennucci/SP e é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Tem se dedicado nos últimos anos à Formação Crítica de Professores e Gestores e às questões da Educação Infantil.


 

 

 

 

 

 

 

Maria Cecilia Amendola da Motta

Possui graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Pedagogia, é Mestre em Educação e pós-graduada em Educação e Gestão Pública. Atualmente, é Secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, onde também foi Secretária de Educação no município de Campo Grande. Preside o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED). Sócia efetiva do movimento Todos pela Educação, foi Presidente Estadual da Undime, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e sua Vice-Presidente Nacional. Conferencista e membro de diferentes conselhos, trabalha nas áreas da educação infantil, formação docente e de gestores escolares, gestão pública e políticas públicas.
 

 

 

 

 

 

 

 

COORDENADORES ADJUNTOS

 

 

Lino de Macedo 

É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará - Pensi.

 

 

 

 

Nilson José Machado 

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Ingressou na USP como docente em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística. A partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP (1981), Doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989), Livre Docente em Epistemologia e Didática pela FEUSP (1994), sendo Professor Titular da FEUSP desde o ano 2000. Desde 2016, é PROFESSOR SENIOR da FEUSP. Já orientou mais de 6 dezenas de mestres ou doutores no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Durante quatro mandatos, foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. No biênio 1993/94, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou, entre 1998 e 2002, da equipe que elaborou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e coordenou a equipe que elaborou o atual Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, em 2008-2009. Atualmente, é membro do Comitê Executivo da Cátedra de Educação Básica do IEAUSP/ITAÚ SOCIAL.

 

 

 

 

Francisco Cordão

Educador, sociólogo e filósofo, Francisco Aparecido Cordão, possui graduação em Filosofia e Pedagogia e pós-graduação em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Tem atuado como conselheiro, tanto nesses órgãos quanto no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. É membro da Academia Paulista de Educação e representou o Brasil no MERCOSUL Educacional. Atuou durante mais de 30 anos no Senac de São Paulo, é conferencista e trabalha com sistemas, organizações e instituições como Senac, Sesc e Representação da UNESCO no Brasil.

 

 

 

 

 

 

PESQUISADORAS

 

Cláudia Souza Passador ​

Professora do o Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, Claudia Passador tem experiência na experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas. É diretora da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). No Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, é membro do Conselho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira. Na Cátedra de Educação Básica, é pesquisadora colaboradora e representa o Polo Ribeirão Preto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Yvonne Mascarenhas 

Com mais de 60 anos de trajetória acadêmica, é professora aposentada do Instituto de Física de São Carlos, onde também foi diretora. Continua pesquisando e produzindo, e, na última década, passou a se dedicar à difusão científica voltada para o apoio ao ensino fundamental e médio. É professora honorária e coordenadora científica do Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos, que representa como pesquisadora colaboradora na Cátedra de Educação Básica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisadores de Pós-Doutorado:

 

Aldeni Melo de Oliveira, Alessandra Pio Silva, Ariadne Ecar, Bárbara Carine Soares Pinheiro, Carla Roberta Sasset Zanette, Carlos Rey Perez, Claudia Elisa Alves Ferreira, Crystina Di Santo D'Andrea, Daniel Puig, Dennys Leite Maia, Edson Anicio Duarte, Elmara Pereira de Souza, Eveline Araujo, Fabiana de Lima Peixoto, Fernanda Yamamoto, Ivanilda Amado Cardoso, Jorge Ferreira Franco, Josué Carvalho, Julia Rany Campos Uzun, Juliana Alves Barbosa Menezes, Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida, Larissa Padula, Leandro Gaffo, Leandro Yanaze, Luís Gomes de Lima, Luiz Miguel Martins Garcia, Maikel Pons Giralt, Márcia Azevedo Coelho, Maria Cristina Machado de Carvalho, Maria Ediney Ferreira da Silva, Maria Regina dos Passos Pereira, Marina Costin Fuser, Miguel Antonio Rodrigues, Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Raquel Nery, Renato Cardinali Pedro, Rogério Ferreira, Rosemary Soffner, Sandra Regina Cavalcante, Sonia Jaconi, Tathyana Gouvêa, Valdir Lamim Guedes Junior, Valkiria Venancio, Valter de Almeida Costa e Zuleica Aparecida Michalkiewicz.
 


Assessora Executiva

Luciana Pires de Arruda Granado

Assessor de Comunicação

Sônia Jaconi

Voltar ao topo