Mostra Virtual
Inovações nas Licenciaturas

Avanços e consolidação nos programas de formação de professores da Unesp

Gladis Massini-Cagliari, Iraide Marques de Freitas Barreiro, Silvana Aparecida Borsetti, Gregorio Vidotti, Fernando Ferrari Putti

Esta apresentação busca evidenciar a trajetória da Unesp no processo de formação de professores para a educação básica, por meio de duas frentes, atualmente bem consolidadas. A primeira pela criação do programa Núcleos de Ensino da Unesp e a segunda pela submissão de projetos aos editais da Capes para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Residência Pedagógica (RP). 


A Unesp está distribuída pelo interior do estado de São Paulo, com campus em 24 cidades, que reúnem 34 unidades e abrigam 136 diferentes cursos de graduação. São 39 cursos na área de Ciências Biológicas, 54 de Ciências Exatas e 43 na área de Humanidades, distribuídos em 119 Bacharelados, 31 Licenciaturas e 36 Bacharelados/Licenciaturas. Todos os cursos apresentam demandas e necessidades, mas os cursos que mantêm as Licenciaturas têm peculiaridades, na medida em que formam os futuros professores para a educação básica. Com a preocupação de aperfeiçoar esta formação, em 1987 foi criado programa Núcleos de Ensino (NE), pela Pró-reitoria de Graduação – Unesp, completamente financiado pela universidade. Nesses 33 anos, o programa desenvolveu 2.381 projetos e atendeu a 4.144 bolsistas.


O Portal da Prograd disponibiliza a relação de projetos desde 2010: https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/nucleos-de-ensino17175/projetos/. Tais projetos propõem ações educacionais na educação básica, em todos os níveis, nas escolas públicas estaduais e municipais, pautadas em experiências e práticas pedagógicas inovadoras, em diferentes dimensões. O programa tem se constituído num avanço enquanto política e prática, ao reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na universidade, e, ao mesmo tempo, numa via de mão dupla, e aprimorar a formação continuada dos docentes na escola e a formação dos estudantes da graduação, pela maior vivência de estudos, no seu campo de atuação.


Em 2017, a Prograd criou uma Plataforma (https://prograddb.unesp.br/nucleo_ensino/) para submissão e avaliação dos projetos Núcleos de Ensino, além de desenvolver mecanismos mais apurados de avaliação para melhor qualificar os projetos no momento de elaboração e submissão e organizar um banco de pareceristas para análise dos projetos, com docentes que já participaram do programa. A par dessa inovação, a reestruturação do edital do Núcleo de Ensino propôs novos eixos de ação, incorporados ao novo Estatuto do programa, finalizado em agosto de 2020 (https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/nucleos-de-ensino17175/coordenadores/). O programa Núcleos de Ensino da Unesp é a evidência mais antiga do compromisso da Universidade para com a formação de professores, que agregou a outros programas de grande abrangência, como o Pibid e o RP. 


A Unesp participa no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes, há uma década. Desde fevereiro de 2010, por meio do Edital 02/2009, posteriormente com Edital 11/2012 e assim sucessivamente. O Pibid visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto de inserção das mesmas, criando um importante vínculo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas. Em 2017, a atual gestão da Prograd acompanhou o edital em andamento e participou, desde o início, do Edital Capes nº 07/2018, para o Pibid, com a formação de 14 subprojetos com 25 Núcleos, num total de 624 bolsistas, 75 supervisores e 25 coordenadores de área, atendendo a 59 escolas em 14 cidades. As 624 bolsas para o Pibid posicionaram a Unesp em 10º lugar entre as 284 IES que se inscreveram no Edital e como a Universidade com maior número de bolsas aprovadas no estado de São Paulo. Em 2018, o grande diferencial dos editais da Capes foi a criação do Programa de Residência Pedagógica (RP), Edital Capes nº 06/2018, ao propor que a formação de professores nos cursos de licenciatura deva assegurar aos egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.


A Unesp participou com 12 subprojetos, com 24 Núcleos, abarcando 576 residentes (bolsistas), 72 preceptores e 24 docentes orientadores, para 59 escolas em 14 cidades. As 576 bolsas obtidas pela Unesp posicionaram a Unesp nacionalmente no 8º lugar entre as 245 IES que se inscreveram no Edital, o que tornou a Universidade com o maior número de bolsas no estado, perfazendo um total de 1.200 bolsas/discentes, somados os Programas Pibid e RP. Os dois Programas atenderam às licenciaturas de: Artes, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Sociologia. Os programas Pibid e RP foram iniciados em 1º de agosto 2018 e concluídos no início do ano 2020, quando novos Editais foram abertos, que, devido à pandemia, tiveram seu início adiado para 01 de outubro, devendo ser finalizados no início de 2022. Para o Pibid, Edital n. 02/2020, foram concedidas 456 bolsas e, para o RP, Edital n. 01/2020, 552 bolsas. O total de 1008 bolsas posiciona a Unesp em 4º lugar no Brasil e em 1º no estado de São Paulo, para o RP, e em 2º, para o Pibid. 


Cabe destacar que os resultados destes programas têm se constituído em grande fonte de pesquisas, como dissertações e apresentações de comunicação em eventos, para discutir seus resultados e os impactos positivos na formação docente, com um número maior de graduandos que optam para a carreira de docentes da educação básica. A prática dos discentes nas escolas, acompanhados pelos orientadores e preceptores (professores da escola), tem mostrado a relevância da formação docente na perspectiva de conformação, por meio do fortalecimento da relação entre a universidade e a escola, em sintonia com o mesmo objetivo – a melhor qualificação da formação docente.


Referências

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

©2020 por Cátedra de Educação Básica USP.