Buscar
  • danielterra5

CONVITE PARA PARTICIPAR DA COCRIAÇÃO DE UMA LICENCIATURA EXPERIMENTAL NA USP

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA/USP, a Pró-Reitoria de Graduação e a Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação estão articulando a criação de uma Licenciatura Interdisciplinar em Ciências na Universidade de São Paulo (LIC/USP), em caráter experimental, com diferentes habilitações (Ciências da Natureza, Ciências da Aprendizagem, Ciências da Linguagem/Língua Portuguesa, Matemática/Computação, Ciências Humanas e Sociais). Essa iniciativa conta com apoio financeiro do Edital 35/2021 da SEB/MEC e inclui bolsas de residência pedagógica.


O currículo da nova Licenciatura compõe-se de Formação Geral Transdisciplinar, que proverá ampla base cultural; Formação Pedagógica Transversal para qualificação docente; Formação Específica Interdisciplinar para cada área de conhecimento; Formação Autônoma por Projetos, em que cada estudante aprofundará estudos sobre tema de sua escolha. O modelo pedagógico será integrado, modular e flexível, priorizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.


O grupo de trabalho encarregado da implementação do programa tem a satisfação de convidar discentes da USP (de qualquer curso de graduação) e professores/as da rede pública para participar da construção coletiva do Projeto Pedagógico da LIC/USP.


Nessa etapa inicial, serão oferecidas 160 vagas; estudantes da USP ocuparão metade das vagas e professores da rede pública preencherão a outra metade. Antes da efetiva adesão à nova licenciatura, participantes poderão se matricular como alunos especiais e, com obtenção de créditos acadêmicos, desempenharão atividades de cocriação. A cocriação compreende um processo compartilhado de inovação com foco no engajamento de todos os envolvidos, numa dinâmica em que a inteligência coletiva prevalece na concepção dos cursos e na solução de problemas ao longo do percurso. Os/as participantes nessa etapa terão prioridade para matrícula definitiva e os créditos serão totalmente aproveitados no novo curso.


O acolhimento de propostas se dará em duas fases: 1- análise do formulário de inscrição; 2- entrevista com docentes da Universidade. No formulário, o/a candidato/a deverá informar: a) Se estudante, por que motivo escolheu seu atual curso de graduação; se professor, porque optou por ensinar na escola pública; b) Motivos pelos quais se interessaria por uma licenciatura interdisciplinar; c) Se estudante, qual a disponibilidade de tempo para o novo curso; se docente em escola pública, que períodos poderiam ser dedicados à nova licenciatura. A entrevista da segunda fase será realizada a partir das respostas no formulário, avaliando a motivação para a carreira docente e a compreensão da função social de quem educa.


Os resultados da primeira etapa serão enviados ao endereço eletrônico do remetente, com a convocação para a entrevista que ocorrerá em data e horário previamente agendados. Os resultados finais serão divulgados para quem estiver imediatamente disponível. Outros/as candidatos/as comporão uma lista de espera para chamadas subsequentes.


O prazo final de inscrição é 15/08/2022. Acesse o formulário para se inscrever.


0 visualização0 comentário