Buscar
  • danielterra5

Oficinas de Brinquedos Científicos



No dia 14/09, às 14h, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica transmitirá a Oficina de Brinquedos Científicos com o Professor Mikiya Muramatsu, Professor Associado Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.


Serão apresentadas 4 atividades utilizando materiais de fácil acesso e baixo custo.

Veja abaixo a lista com os materiais necessários.


Cine palito

O experimento que possibilita ter um cinema no bolso, para levar a qualquer lugar, e sem consumir energia elétrica. Através de um pedaço de cartão, lápis, um palito de churrasco e muita imaginação. Você vai entender como enxergamos os objetos e como as imagens são formadas no nosso cérebro.


Espectroscópio de caixinha

Já se perguntou: Como se formam as cores que observamos nos reflexos da luz em um CD? Como podemos decompor a luz do sol obtendo as cores do arco-íris? ou Como é possível identificar a composição de estrelas analisando seus espectros? Perguntas que serão respondidas através da construção de um espectroscópio de caixinha.


Caleidoscópio

Um brinquedo bastante conhecido e antigo, que consiste em montar 3 superfícies refletoras (utilizaremos réguas plásticas novas) para obter imagens múltiplas formando figuras simétricas e dinâmicas. Os objetos se movimentam num tubo contendo glicerina e água.


Disco de Newton

Utilizando papel cartão e lápis coloridos você vai construir um disco de Newton e depois vai movimentar esse disco num dispositivo para obter a luz branca. Esse dispositivo pode ser um pião ou uma vareta que possui ranhuras e, com atrito de forma adequada, faz o disco girar.


A oficina será em formato híbrido: transmitida pelo canal da Cátedra no Youtube e presencial, na sala Alfredo Bosi, no Instituto de Estudos Avançados da USP para aqueles que fizerem a inscrição.


Para realizar a sua inscrição acesse o formulário https://forms.gle/S5aFzHksHNG7pkri9

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo