_edited.jpg

22 de Junho de 2021

14h às 16h30

Cátedra de Educação Básica e
Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

COMO PARTICIPAR?

Para assistir o Encontro, acesse o site do Instituto de Estudos Avançados.

Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.

Pra%C3%A7a_Rel%C3%B3gio_273-19_Foto-Cec%

Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Sobre a Universidade: Crítica com Alma

Catedráticos, coordenadores e professores integrantes das cátedras do IEA estarão juntos pela primeira vez num encontro online no dia 22 de junho, às 14h, com o objetivo de planejar atividades conjuntas e refletir sobre a relação entre a universidade e a sociedade no mundo contemporâneo.

A primeira parte do 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA será dedicada ao colóquio Sobre a Universidade: Crítica com Alma, com transmissão ao vivo pela internet. Nele, a noção de cátedra será abordada como "dispositivo de sinergia acadêmica".

"Ao revisitar as trajetórias históricas e definições conceituais desses espaços e dispositivos, pretende-se analisar o dispositivo ‘cátedra’, seus significados atuais e potencial para atuação transformadora da universidade e da sociedade", afirmam os organizadores.

Segundo eles, ao dialogar com signos e ritos da tradição universitária, "as cátedras podem ser reinventadas como possibilidade de ação ampla, diversa e efetiva para cumprir a quarta missão [crítica cultural e transformação social] da universidade num mundo tecnológico, hiperconectado, conflitivo e multifacetado".

O tema do colóquio faz referência à exposição online em cartaz no IEA About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas e ao ensaio de Pedro Meira Monteiro sobre obra e vida de Alfredo Bosi, "Crítica com alma", publicado pela revista Piauí em sua edição de junho de 2021. Professor, historiador e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras, Bosi morreu em 7 de abril, aos 84 anos. Sua trajetória acadêmica desenvolveu-se totalmente vinculada à USP, com relação especial com o IEA, do qual foi diretor de 1998 a 2001 e onde editou a revista "Estudos Avançados" por 30 anos.

PROGRAMAÇÃO

Abertura

  • Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA)​

  • Patrícia Mota (Itaú Social)

  • Ana Inoue (Superintendente do Itaú Educação e Trabalho)

  • Eduardo Saron (Diretor do Itaú Cultural)

Exposições (coordenação de Lucia Santaella, titular da Cátedra Oscar Sala)

  • Comentários iniciais - Luís Carlos de Menezes, integrante da Cátedra de Educação Básica

  • La universidad gana autonomía poniéndose fuera de sí - Néstor García Canclini, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

  • Da cátedra: reinvenção de uma tradição - Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra de Educação Básica

  • A cátedra nos estudos avançados - Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Debate (envolvendo os participantes, convidados (Zoom) e público em geral (YouTube)

Encerramento:

  • Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA

  • Sylvio Canuto, pró-reitor de Pesquisa da USP

  • Carlos Gilberto Carlotti Jr., pró-reitor de Pós-Graduação da USP