SEMINÁRIO

Racismo, Necropolítica e Educação: Impactos da Razão Negra no Cotidiano Escolar

Abertura: 29 de setembro de 2021, 16h


Confira as outras datas e horários na Programação abaixo
 

Recentemente, recuperamos na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica o conceito clássico do seminário como encontro para estudos nas universidades de pesquisa, compreendendo leituras dirigidas e debates com o objetivo de aprofundamento pontual de temas, visando ao tratamento de questões aplicadas ou controversas.

 

Neste primeiro seminário, participantes se organizarão em Grupos de Estudos (GE), compostos de 6 a 10 membros. O Seminário compreenderá três sessões gerais:

 

a) abertura-problematização, com apresentação da proposta e exposições;

b) Estabelecimento da metodologia de trabalho dos grupos de estudos, com divisão dos participantes e distribuição de indicações bibliográficas nos GEs;

 

c) sistematização-encerramento, com apresentação de rapports dos estudos dos GEs, a partir de leitura prévia de material bibliográfico, com a mediação de relatores e comentários de síntese de convidados.

 

No percurso entre problematização e sistematização, os Grupos de Estudos serão auto-geridos; coordenadores/as e relatores/as serão escolhidos pelos GEs. Total limitado de 100 participantes em metapresença, em salas da plataforma Zoom.

 

A abertura e o encerramento serão transmitidos pelo Canal YouTube da Cátedra.

Curadoria: Cleifson Dias e Fabiana Lima

 

Como participar

 

As vagas para participar no Zoom estão esgotadas. A comunicação com os inscritos será feita pelo email cadastrado.

Para assistir a abertura e o encerramento no YouTube como ouvinte, não será necessário fazer inscrição. Basta acessar o canal da Cátedra no YouTube.

 

Ementa

 

Colonialismo e colonialidade: etapas de formação da sociogênese brasileira. A implantação da violência generalizada e a necessidade de controle da população negra na sociedade colonial e pós-colonial: “a invenção do ser negro”. Racismo estrutural e sistêmico. Necropolíticas e elementos de destruição: genocídio, gerontocídio, feminicídio, epistemicídio. Impactos da necropolítica no Campo da Educação. Pedagogias, espaços, escolas, diversidade, antirracismo, descolonização.

Programação

 

29 de setembro, 16h às 18h - 1ª sessão geral: abertura-problematização. Apresentações de Cleifson Dias ("Afinal, o que é necropolítica?") e Renato Noguera ("Necropoder e a ideologia dos eleitos”)

 

01 de outubro16h às 18h - 2ª sessão geral: estabelecimento da metodologia de trabalho dos grupos de estudos. (Sem transmissão no YouTube)

01 de dezembro​​, 9h30 às 12h, com intervalo para almoço, retomando às 14h às 16h30 - 3ª sessão: sistematização-encerramento.

Atenção: Assim que forem formados, os grupos de estudos combinarão outras datas para as suas reuniões.

Para mais informações sobre os planos de atividade de cada sessão, os eixos temáticos de cada Grupo de Estudo e as referências bibliográficas, faça download deste documento.

Certificação

Os participantes dos Grupos de Estudos vão receber, ao final das atividades em dezembro, um certificado de participação. A carga horária será calculada pelos curadores, de acordo com o andamento dos debates e da entrega de relatorias.

Quem assistir pelo YouTube poderá receber um certificado de participação como ouvinte. Os interessados deverão preencher um formulário que estará disponível na descrição do vídeo durante a transmissão.