Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

Simpósios 2023

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP continuará oferecendo em 2023 atividades virtuais e gratuitas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área.

 

Os Simpósio são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir (confira datas e horários abaixo). A transmissão é pelo canal da Cátedra no YouTube, e neste caso não é preciso se inscrever para assistir; alguns Simpósios possibilitam a participação pelo Zoom, e neste caso estará indicado como fazer a inscrição.

Serão concedidos atestados de participação para cada Simpósio. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão. Leia nosso guia de orientações clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO

I Simpósio Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica

22 de maio, 9h às 18h, com intervalo de duas horas

Convidados:

Virgílio Almeida (IEA/USP e UFMG), Ronaldo Mota (UFSM), Roseli de Deus Lopes (IEA/USP), Filipe Medon (LabDia), Valdinei Freire (EACH/USP), Elen Nas (Cátedra Oscar Sala IEA/USP), Jorge Franco (Cátedra Alfredo Bosi IEA/USP), Sidarta Ribeiro (UFRN).

Curadoria

Naomar de Almeida Filho, Luis Carlos de Menezes e Tathyana Gouvêa. 

"Interfaces Humano-Tecnológicas na Educação"

A complexidade do mundo contemporâneo e o enfrentamento de seus principais desafios incluem especial destaque para a racionalidade e a metacognição. Entre outros elementos, há que se contemplar os desdobramentos das inteligências artificiais, com destaque para as interfaces entre humanos e máquinas, principalmente com as máquinas que aprendem, as quais se caracterizam por substituir a programação baseada em inferência lógica por uma abordagem calcada em reconhecimentos de padrões, associados à adoção de redes neurais.

Explorar a metacognição, a qual transcende a cognição, significa priorizar a reflexão sobre a reflexão, o foco no aprender a aprender ao longo de toda a vida e as habilidades socioemocionais do educando. A ênfase na educação para a racionalidade envolve a lógica, o raciocínio científico e o pensamento analítico. As abordagens metacognitivas e a educação para a racionalidade constituem instrumentos fundamentais para mitigar a polarização política extremada e ajudar no entendimento do que significa o cenário das inteligências artificiais.

Não melhoraremos nossa sociedade sem melhorarmos nossos processos democráticos. E não aprimoraremos a democracia sem avançarmos na qualidade da educação, em especial a educação básica. Para tanto, é preciso inovarmos, entre outros itens, nas abordagens metodológicas, incorporando as ênfases na metacognição e na educação para a racionalidade, contemplando a formação adequada de professores e gestores educacionais nesses temas.

Ronaldo Mota
(Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria)


II Simpósio Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica

27 de setembro, 9hàs 12h

Curadoria

Fernando Abruccio

Convidada

Catarina Segatto (FGV)

"Novos Perfis Profissionais na Educação"

1- Os múltiplos profissionais da Educação num modelo de Governança Colaborativa 360 graus

2- Gestores e professores: construindo especificidades e formas de articulação - do debate internacional ao caso brasileiro

3- Gestão educacional no Brasil: principais desafios e o papel dos gestores de rede

4. Gestão escolar no Brasil: principais desafios e o papel do gestor escolar como elo da política educacional com a comunidade de aprendizagem

5. A carreira docente no Brasil: principais desafios e uma agenda de reformas

6. Desafios da sociedade do século 21 para os profissionais de Educação no Brasil

7. Considerações Finais

III Simpósio Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica

19 de outubro, 9h às 17h, com intervalo de duas horas

Curadoria

Ariadne Ecar, Leandro Gaffo, Lino de Macedo, Nilson José Machado

Convidados

Cristian Dunker (IP/USP) - O real, o simbólico e o imaginário no ensino aprendizagem (transferência e escuta) e Rinaldo Votollini (FE/USP) - O real, o simbólico e o imaginário (a diferença e a indiferença).

"A Educação do Futuro entre o Real, o Simbólico e o Imaginário"

Este simpósio tem como objetivo compreender as dimensões do real, do simbólico e do imaginário na educação atual e seus impactos na educação do futuro. Esses três “registros da realidade humana”, como declarou Lacan em 1953 ao se referir ao momento da análise, serão discutidos no simpósio com o intuito de potencializar questões que atravessam a educação atual, particularmente, no que se refere ao ensino e à aprendizagem. Consideramos que há problemas que são o “nó górdio” do ensino e da aprendizagem como o entendimento do erro e os modos de avaliar os estudantes, mas também a maneira pela qual o docente se conecta ao discente abrindo-se para a escuta. Nesse sentido, pretendemos discutir como o real, o simbólico e o imaginário impactam a docência e a discência e seus modos de ensinar e aprender, de falar e escutar e a percepção sobre a (in)diferença na escola.

Em breve mais informações sobre outros Simpósios.


 

Voltar ao topo