Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

Ciclo de Minicursos
"Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica"

PROGRAMAÇÃO

MARÇO

Minicurso - Disciplinas, Interdisciplinaridade, Competências na Formação do Professor: Bases Conceituais

21 de março: Nilson José Machado 

Ementa:

Serão examinadas, na forma de uma exposição dialogada, as ideias de Disciplina, Interdisciplinaridade e Competência na ação/formação do Professor. Três pontos terão especial destaque: 

- o fato de que o elogio da Interdisciplinaridade não pressupõe o fim das Disciplinas; 

- a permanente simbiose entre as Disciplinas e as Competências;

- a apresentação de um elenco de Competências constitutivas das ações docentes em todos os níveis de ensino. 

ABRIL

Minicurso - Língua, Lógica, Matemática: Sobre Algoritmos, Bits e Vírus

18 de abril: Nilson José Machado 

Ementa:

A Língua Materna, a Lógica e a Matemática entrelaçam-se, explícita ou tacitamente, no currículo da Escola Básica. Expressão, Compreensão, Argumentação, Decisão, Concretização e Imaginação articulam-se diretamente com os conteúdos de tal tríade; as Tecnologias Digitais trouxeram a ela novos elementos, constelando em busca de uma razão prática, de uma imaginação criadora. Os Bits, os Algoritmos e, mais recentemente, os Vírus como alegoria biológica, encontram-se na escola e constituem ideias especialmente fecundas na formação do cidadão. Questões atuais sobre a integração de saberes, sobre as possibilidades e os limites da Tecnologia, especialmente no que tange à Inteligência Artificial, serão contempladas na exposição dialogada que estrutura o presente Minicurso. 

 

 

 

MAIO

Minicurso - Licenciaturas Interdisciplinares para Futuros Professores

02 de maio: Luis Carlos de Menezes 

Ementa:

A formação geral para futuros professores consolida ou complementa o aprendizado que eles trouxeram de sua formação básica, em termos de domínio de linguagens, visão de mundo e saberes práticos.

Este minicurso será um diálogo com os participantes sobre quanto esses aspectos foram ou não desenvolvidos em sua vivência escolar, seguido de uma discussão sobre como aperfeiçoar essa formação.

Pretende-se tratar a questão sob perspectiva prática, envolvendo exemplos de interesse no cotidiano de todos, como acessar a produtos, acompanhar notícias, situar-se na história e  interpretar processos da vida contemporânea, tratando temáticas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e  Matemáticas.

Minicurso - Limites e possibilidades da formação pedagógica de professores

16 de maio: Ariadne Lopes Ecar, Bernardete A. Gatti, Fernanda Yamamoto, Maria Thereza Marcílio, Mille Fernandes e Rosemary Soffner

 

Ementa:

Neste minicurso abordaremos os limites e as possibilidades da formação pedagógica de professores nas licenciaturas em geral. Observaremos aspectos relativos à Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para o Ensino Profissional e discutiremos a questão das diversidades como aspecto relevante para o trabalho educacional, com ênfase nas relações étnico-raciais em seu contexto sócio-histórico e na atualidade.

Minicurso - A Formação Pedagógica em licenciaturas interdisciplinares: articulação teoria-prática

30 de maio

 

Curadoria: Maria Eliza Mattosinho Bernardes

 

Participantes:
Clarissa Santos Silva - UFSB
Marciel Consani - ECA USP
Bernadete Gatti - IEA USP

Debatedores: Daniel Puig, Naomar Almeida-Filho, Nilson Machado

Ementa:

Serão apresentadas vivências pedagógicas em cursos de licenciatura interdisciplinar a partir das demandas contemporâneas em Educação e Formação de Professores na complexidade objetivada na prática social e escolar.

JUNHO

Minicurso - Desafios para a formação interdisciplinar nas Ciências da Natureza

13 de junho

 

Curadoria: Cristina Leite

Convidados: Carmen Prado, Paulo Cunha, Ricardo Rechi Aguiar e Verónica Guridi  

Debatedores: Cristina Leite e Luis Carlos de Menezes

Ementa:

O ensino de Ciências da Natureza tem importante papel na educação contemporânea. No entanto, a tradicional ênfase em conteúdos específicos sem relação com o contexto do estudante vem dificultando sua compreensão e atuação em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. É fundamental e urgente incorporar uma perspectiva interdisciplinar e integrada na formação de professores. Neste minicurso pretendemos trazer  à tona os principais desafios e reflexões sobre a integração curricular nas ciências da natureza, sob a ótica de diferentes atores vinculados à área de Ciências da Natureza: BNCC, Projeto de Licenciatura Interdisciplinar da USP, professores da Educação Básica e formadores de professores.

Minicurso - Ciências Translacionais, Transciências e Transversalidades, nas Artes e na Educação

27 de junho

 

Curadoria: Naomar de Almeida Filho e Daniel Puig

Convidada Especial: Roxana Ynoub  

Ementa:

Na epistemologia contemporânea, a ideia de ‘disciplina’ tem sido objeto de desconstrução e contestações, enfatizando limites e problemas na assimilação acrítica de metáforas topológicas do conhecimento, com repercussões imediatas sobre o campo da Educação. Emergem propostas de superação dessa problemática com base em noções de Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, sobretudo nas ciências humanas e sociais, que conduzem a outros impasses e novos desdobramentos. Para avançar, extrapolando o âmbito restritivo da própria ciência, transgredindo limites e fronteiras desta com a criação artística, propomos discutir o potencial na educação das ideias de pesquisas translacionais, ciências transhumanas, transciências, fertilizando-se com as artes e práticas criativas, reconfigurando conceitos de Transversalidade como 'para além' e não somente como atravessamento. Nesse minicurso, focalizamos especialmente efeitos e impactos dessas questões epistemo-metodológicas sobre as práticas pedagógicas cotidianas em ecossistemas de educação nos contextos reais de aplicação.

 

SETEMBRO

Minicurso - Alunos(as) dos anos finais da Escola Fundamental

12 de setembro

 

Curadoria: Lino de Macedo e Bernadete Gatti

Ementa:

Características cognitivas, afetivas e sociais dos alunos e alunas que frequentam a Escola Fundamental - Anos finais, segundo Jean Piaget e Erik Erikson.

Os quatro “sujeitos” de Piaget — como diferenciar e integrar?

Problemática educacional dos alunos e alunas nesta fase escolar.

Minicurso - Ideias Sobre Formação Docente em Matemática e Tecnologias 

26 de setembro

 

Curadoria: Nilson José Machado e Júlio Stern

Ementa:

Concepções de Matemática e ações docentes: o entrelaçamento entre a Língua, a Lógica, a Matemática e as  Tecnologias.

As ideias de Bit, Infor, Chunk, Programa, Problema, , Projeto,  Algoritmo, Contradição, Dilema, Sistema Formal, Narrativas.   

Matemática: Ideias Fundamentais e seu transbordamento para outras disciplinas: Equivalência e Ordem, Acaso e Determinismo, Variação e Invariância, Proporcionalidade e Interdependência, entre outras.

Modos de apresentação dos Conteúdos Disciplinares: exploração de Centros de Interesse transdisciplinares e/ou exploração das Ideias Fundamentais visando ao transbordamento para outras disciplinas.

OUTUBRO

Minicurso - Desafios da formação docente na área de Linguagens 

24 de outubro

 

Curadoria: Maria Lúcia Cavalli Neder e Márcia Azevedo Coelho

Convidados: Hugo Nunes e Lucia Helena Vendrusculo Possari

Ementa:

 A formação docente em linguagens desempenha um papel fundamental na capacitação de professores para enfrentar os desafios contemporâneos na educação. A partir dessa perspectiva, neste minicurso, abordaremos elementos cruciais para a prática pedagógica, tais como a compreensão de textos e leituras, a construção da identidade do leitor, interações e interatividade em sala de aula, o uso de mídias e hipermídias como recursos educacionais, a relevância da cultura corporal como linguagem, a consideração do espaço de enunciação e a análise da dimensão protopolítica do ensino linguístico. O minicurso visa a ser um convite à reflexão sobre a necessária contribuição de cada educadora e cada educador para o fomento de uma educação em linguagens mais significativa, inclusiva e democrática.


 

Voltar ao topo